Ciclo de debates da UFBA discute cenário político nacional

Palestrantes dizem que o impeachment da presidente Dilma, sem fundamento jurídico, é uma tentativa de golpe em curso no país

Por Cássio Santana e Raul Aguillar

A legitimidade do processo de impeachment e o Estado de Direito foram os principais temas das primeiras discussões do Ciclo de Debates “Crise e Democracia”, que está acontecendo todas as noites desta semana (de 04 a 08), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com início marcado para as 18h. O ciclo é promovido pela UFBA, com o apoio da APUB, DCE e a Assufba.

Entre os convidados do ciclo, a opinião que o impeachment da presidenta Dilma é uma tentativa de golpe foi quase uma unanimidade. O professor Ricardo Antunes, um dos convidados no primeiro dia do Ciclo, questionou a legalidade jurídica do impeachment da presidente Dilma Rousseff e não poupou críticas ao Congresso Nacional “Não podemos aceitar esse golpe parlamentar que está em curso no Brasil hoje. A Câmara dos Deputados é um pântano que atingiu seu volume morto de tanta sujeira. O que eles tentam junto com a classe jurídica é causar um impeachment sem materialidade. Nessas condições, o pedido de impedimento da presidente Dilma é claramente uma tentativa de Golpe à democracia”, avaliou.

Segundo a jornalista Mariluce Moura, há uma atuação parcial e antidemocrática dos veículos de comunicação na cobertura do processo de impeachment. “A mídia hegemônica está trabalhando intencionalmente com divulgação de vazamentos seletivos buscando lançar a nação aos interesses conservadores.”.  Mariluce acredita que é necessário uma política de fomento a mídias alternativas para se opor aos grandes conglomerados midiáticos. “Já está na hora de criar um financiamento específico para mídias alternativas”, disse.

Salão Nobre da Reitoria
Salão Nobre da Reitoria

“É preciso ter em mente que defender a democracia é diferente de apoiar o governo do PT, se acharmos isso estaremos empobrecendo o debate”, disse o vereador Fernando Carneiro (Psol-Ba). Para ele, o governo optou pela governabilidade em detrimento do apoio popular. “Em dez anos gastamos 165 bilhões com o Bolsa Família, hoje gastamos 180 bilhões a cada dois meses com a dívida pública. O governo precisa repensar suas atitudes”.

O professor e ex-deputado Emiliano José foi um dos convidados. Para ele, o momento é de ação. “O que estamos vendo no Brasil hoje é um golpe organizado pelos mesmos agentes e setores que promoveram o golpe de 1964. A seletividade da imprensa e do judiciário, além da criminalização das maiores lideranças populares, essas foram as mesmas condições que proporcionaram golpes no Paraguai e em Honduras. Precisamos entender que em uma democracia os governos mudam mediante o voto. Precisamos nos unir em defesa da democracia contra o golpe”, defendeu.

Debates

O Ciclo de Debates está acontecendo todas as noites desta semana, sempre às 18h, no  Salão Nobre da Reitoria da UFBA. O objetivo do encontro é debater a atual conjuntura política e o futuro da democracia no país.

A TVE Bahia e o Irdeb, em parceria com a TV UFBA, transmitem os debates ao vivo, através do link: https://www.facebook.com/events/931369130315631/

Confira os próximos encontros:

06 de abril
Renato Rabelo – político, ex-presidente do PC do B
Vladimir Safatle – professor de filosofia da USP
Valter Pomar – historiador
Jorge Almeida – cientista político, professor da Ufba

07 de abril
Nildo Ouriques – economista
Júlio Turra- dirigente da CUT
Iole Ilíada Lopes – vice-presidente da Fundação Perseu Abramo
Luiz Filgueiras – professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufba

08 de abril
Erminia Maricato – professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Marco Aurélio Nogueira – cientista político, professor da Unesp
Bob Fernandes – jornalista
Emiliano José – jornalista, político, ex-deputado federal pelo PT, professor da Ufba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: